HISTORIA
O Flat Coated Retriever é uma das 6 raças desenvolvidas com o objetivo de serem auxiliares na prática da caça e sua função básica era recuperar a ave abatida devolvendo-a intacta ao caçador. Apesar de sua função ser clara e bem definida, sua origem é bastante controversa.
De maneira geral, aceita-se que a raça originou-se na Inglaterra, no século XIX, fruto do acasalamento de diversos cães, como o Terra Nova (que contribuiu ainda na formação dos Labradores e Goldens) e o Wavy Coated Retriever, um cão de pelagem ondulada entre outros. Alguns historiadores apontam ainda a existência da influências dos Setters na constituição da raça, mas essa influência é bastante discutida.O Flat Coated Retriever é uma das 6 raças desenvolvidas com o objetivo de serem auxiliares na prática da caça e sua função básica era recuperar a ave abatida devolvendo-a intacta ao caçador. Apesar de sua função ser clara e bem definida, sua origem é bastante controversa.
A raça desenvolveu-se muito até a primeira Guerra Mundial, obtendo muitos sucessos tanto nas exposições de beleza como prestígio junto aos caçadores por suas excelentes qualidades no campo, onde desempenhava suas funções com grande competência.
No entanto, após a Segunda Guerra Mundial a raça sofreu um grande impacto e chegou mesmo a estar próxima do desaparecimento. Para garantir sua sobrevivência foram acasalados flats com goldens e labradores, o que causa o eventual nascimento de flats de cor amarela – proibida para a raça.O Flat Coated sofreu, ainda, com o aumento significativo da popularidade de dois outros retrievers: o labrador e o golden, mas aos poucos – especialmente a partir dos anos 60 – foi recuperando seu espaço entre os criadores ao ponto de chegar a vencer o disputado grupo na Westminster em 2001.
PERSONALIDADE
É um cão muito versátil e pode desenvolver muitas atividades, quer seja na caça, nas provas de obediência ou simplesmente como cão de companhia. Pode até ser criado em apartamentos, desde que seus donos estejam absolutamente conscientes das necessidades instintivas deste cão.
São cães extremamente apegados aos donos, a quem seguirão como uma sombra, apesar de não serem do tipo que vai implorar carinho e atenção constantemente. Querem apenas estar ‘perto’ dos donos.
São cães de amadurecimento tardio, o que lhe valeu o apelido de ‘Peter Pan Canino’. Segundo os criadores, um Flat só é considerado adulto após 3 anos, mas mesmo nesta fase, não perde o gosto pela brincadeira e pela atividade.
No ranking de inteligência de Stanley Coren, publicado em seu livro "A Inteligência dos Cães", o Flat-Coated ocupa a 18ª posição, entre as 133 raças pesquisadas.
FILHOTE
Até em função de seu amadurecimento tardio, os filhotes são plenos de energia e vontade de descobrir o mundo. Desde muito cedo seus instintos de retriever afloram e fazem com que, na maior parte do tempo, estejam procurando algo para trazerem para seus donos... na boca, claro!
Apesar desta grande dose de energia, não costumam ser destrutivos como outras raças. Mas a manutenção dessa característica vai depender, em grande parte, da atenção que o filhote receber do dono. Não são cães que possam ser deixados longos períodos de tempo sozinhos ou simplesmente sem contato com os membros de sua família.
Uma boa recomendação para aproveitar essa energia acumulada é promover treinamentos de obediência desde cedo, ocupando assim o tempo e a mente do filhote em atividades produtivas. Um fator importante no sucesso do treinamento é que ele deve ser feito, principalmente, pelo próprio dono e de preferência ser bastante dinâmico para que o filhote não se entedie e assim deixe de aproveitar as aulas.
PROBLEMAS COMUNS A RAÇA
- Catarata Hereditária
- Atrofia ou Displasia da Retina, uma degeneração das células da retina
- Glaucoma
- Displasia coxo-femural e de cotovelos
- Câncer