quinta-feira, 21 de junho de 2012

Beauceron

                                HISTORIA


O beauceron ou pastor de Beauce é um cão pastor tipicamente francês. Estes cães são descendentes dos cães que vigiavam os rebanhos da bacia Parisiense até o século XIX, mas existem registros de sua existência desde 1758 em manuscritos renascentistas. Abbot Rozier em seu livro “Os cães da planície” publicado em 1809 trata os cães pastores de pêlo curto presentes nas planícies da França  como “Beaucerons” e os de pêlo longo como “Briards”. Estas duas raças eram consideradas uma única, com pelagens diferentes até 1911, quando foram separadas após o primeiro clube da raça pastor de Beauce ter sido fundado sob o nome de “Clube francês do cão pastor”.


Este cão sempre esteve dividido entre o pastoreio e a função de cão de guarda. Desde a formação da raça os seus criadores divergem sobre a função primordial do beauceron. Como resultado o beauceron de hoje é um cão versátil, corajoso e vigilante, capaz de pastorear um rebanho tanto de ovelhas quanto de bovinos, de proteger uma propriedade ou uma pessoa, e que além disto é utilizado como cão militar e cão policial na França e na Bélgica, também é treinado como rastreador, sendoempregado, inclusive, como cão de busca de trufas.


                                                                           PERSONALIDADE 


Esta raça é inteligente e obediente, mas ao mesmo tempo possui um temperamento dominante e precisa de um dono que saiba como se impor, além disto o amadurecimento psíquico destes cães é tardio, de maneira que os donos devem ser pacientes durante sua educação. Na França é por vezes chamado de “gentilhomme campagnard” que pode significar “cavalheiro camponês” ou “nobre camponês” como referência ao seu comportamento nobre. Este cão gosta de viver em contato com as pessoas e deve ser criado junto com a família, sendo um bom cão de companhia, fiel aos donos e manso com as crianças. Com outros cães, especialmente do mesmo sexo tende a se impor, se o outro cão aceita a dominância do beauceron, eles podem conviver bem, se o outro cão também for dominante, a tendência é que briguem.


O beauceron é um cão dinâmico e rústico, que precisa de bastante espaço e exercícios, além disto, cães desta raça gostam de ter “ordens para obedecer” preferencialmente devem ser adestrados ou treinados para alguma função. Não deve ser mantido preso e nem isolado da família. Seu pêlo deve ser escovado duas vezes por semana, aumentando a frequência na época da muda. Cães desta raça possuem “ergots”, dedos adicionais nas patas traseiras que devem ter as unhas aparadas periodicamente.




Um comentário:

  1. Uma raça muito interessante e antiga muito ágil e versátil e brincalhão um excelente cão !

    ResponderExcluir