terça-feira, 29 de novembro de 2011

Field Spaniel


                                        HISTORIA

O Field Spaniel é uma raça britânica de cão de caça. Ele lembra uma versão de maior porte do Cocker Spaniel Inglês. Devido à concorrência de outras raças de Spaniels ingleses, o field spaniel foi deixado de lado pelos caçadores e quase foi extinto, contudo, a raça recuperou-se graças aos esforços de Mr. Phineas Bullock que aperfeiçoou o field spaniel e o tornou popular novamente entre os caçadores esportivos na Grã Bretanha. A raça foi desenvolvida através de diversos cruzamentos entre as raças Sussex spaniel e o Welsh Cocker, mas acredita-se que o Cocker Spaniel Inglês e o Springer Spaniel também tenham feito parte da sua formação, alguns acreditam que o basset hound também pode ter sido um dos ancestrais da raça, embora nem todos os estudiosos concordem com isto.


O nome “Field” em inglês significa “campo” e de fato o Field spaniel é um cão do campo por excelência, capaz de caçar de forma eficaz em qualquer tipo de terreno, seco ou alagado, de campo aberto ou com vegetação fechada. O field Spaniel é um cão levantador de caça (ou seja, encontra a presa, normalmente aves, e a espanta de seu esconderijo, colocando-a ao alcance do caçador ou de falcões treinados) mas também realiza o trabalho de um retriever (recolhecor de caça) indo buscar até mesmo presas grandes. Este cão tem um olfato apurado, é ágil e resistente.


                                                                        PERSONALIDADE

O field spaniel é um cão muito dedicado ao seu dono, vigilante e desconfiado com estranhos. Não costuma latir muito e possui um temperamento equilibrado, sensível e afetuoso. Seus adimiradores costumam afirmar que este é o melhor “Spaniel” para companhia que existe. Cães desta raça são bastante inteligentes mas seu dono deve ser paciente e carinhoso para educá-lo adequadamente (34ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren).
Este é um cão de caça por excelência, gosta de viver em campo aberto e de dispor de muito espaço para se exercitar e explorar o ambiente. Se criado em cidades deve ter espaço para se exercitar e ser levado para passear diariamente, nunca deve ser confinado em um apartamento. Seu pelo precisa ser escovado regularmente, cerca de duas vezes por semana, para se manter bonito. Além disto o dono deve cuidar da higiene das orelhas para evitar problemas de otite. A raça é saudável e resistente mas os donos devem sempre se preocupar com a boa escolha do filhote e dos pais da ninhada para evitar problemas futuros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário