quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Setter Irlandês

                               HISTORIA


A origem do Setter Irlandês é um dos muitos mistérios que cerca o desenvolvimento das raças caninas. Não se sabe ao certo quando começou a desenvolver-se como raça independente. Há algum consenso apenas quanto à utilização dos Spaniels para a sua constituição, uma vez que este tipo de cão era bastante comum na Irlanda. Da mesma forma, não se sabe quando começaram a ser levados para o continente, onde se disseminaram por toda a Europa.
Inicialmente o Setter Irlandês não era exatamente como o conhecemos hoje, especialmente quanto ao aspecto da sua pelagem. Na sua origem, o Setter era um cão branco e vermelho (atualmente o Setter Irlandês Vermelho e Branco é reconhecido como raça independente) e foi a partir do trabalho de seleção de um renomado criador, Maurice O’Connor por volta de 1770, que a raça fixou a sua mais marcante característica.
Por sua pelagem exuberante e porte aristocrático o Setter Irlandês é considerado como sendo uma das mais belas raças da cinofilia, o que lhe garantiu sempre uma presença marcante nas exposições caninas. A primeira exposição realizada em Birmingham em 1860 teve como vencedor um Setter Irlandês.

Mas nem só de beleza vive o Setter. A raça foi desenvolvida primordialmente para a caça, esporte para o qual ele está extremamente bem preparado, com um faro excepcional e grande velocidade, o que facilita o trabalho de procura da caça. Na função de caçador, o que caracteriza o Setter é a forma pela qual ele indica a existência da caça. Ele sentava e esperava a chegada do seu caçador. Daí vem o nome da raça, apropriando-se do verbo em inglês "to set" (destacar, apontar, designar, prender, FICAR FIRME, tender).
Todas essas características tornaram o Setter muito popular em todo mundo, tendo como fãs famosos, o ator Rock Hudson e o ex-presidente dos EUA, Richard Nixon, e, no Brasil, conta com a admiração poética do escritor Carlos Heitor Cony, que teve 2 fêmeas da raça e para elas escreveu várias crônicas publicadas em diversos jornais.



                                                        PERSONALIDADE


O Setter é um cão cuja maior característica é a energia. É um cão sempre disposto à atividade e extremamente brincalhão. Adapta-se facilmente à presença de crianças e é considerado praticamente incansável, mesmo quando está exercendo suas atividades como caçador.
Muito leal ao dono, o Setter é um cão que precisa de exercícios sempre e o seu confinamento pode trazer à tona todo o potencial destrutivo do cão, por isso não se pode dizer que seja um cão que se adapte à vida em um apartamento.
Por sua função na caça, em estreita relação com o homem, os Setters são cães mansos mas, ao mesmo tempo, podem funcionar como cães de alarme, uma vez que costumam latir para ruídos suspeitos.
A lealdade característica da raça tornou-se notícia quando, uma Setter especialmente adestrada em um centro de treinamento para cães que moram com doentes, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, ao ouvir o alarme que indicava problemas com o aparelho de oxigênio, que controlava a respiração da norte-americana Judi Bayly, tirou o telefone do gancho e pressionou a tecla programada para discar o número dos bombeiros locais. Com seus latidos, acionou uma equipe de paramédicos que chegou ao local em poucos minutos, salvando a vida de sua dona.
O Setter Irlandês está na 34a posição do ranking de inteligência do estudioso Stanley Coren, publicado no livro "A Inteligência dos Cães". Por isso, e por ser um cão considerado bastante agitado e até mesmo teimoso, o adestramento de obediência é uma condição fundamental para um convívio agradável com o Setter.
Outro consenso quanto ao Setter diz respeito ao seu potencial afetivo: é um cão que, a despeito de toda a agitação, é capaz de passar horas deitado ao lado de seu dono.



                                                              O FILHOTE



Assim como o cão adulto, o filhote é um poço de energia e curiosidade. No livro Perfect Puppy que compara 56 raças pontuando-as de um a dez em vários comportamentos, o Setter ganha nota máxima em atividade geral, que é definido como o quanto o cão se move ou corre sem ser estimulado.
Por isso mesmo o treinamento de obediência deve começar o mais cedo possível, buscando aproveitar as qualidades do cão e, especialmente, sua energia. Não é à toa que muitos setters se destacam em desempenhos magníficos nas provas de agility.




                                                         PROBLEMAS A RAÇA



As orelhas requerem atenção especial. Como são longas estão mais propensas à otite, pois ficam abafadas, retendo umidade e aumentando a produção de cera. Por isso, devem ser limpas semanalmente.
Outros problemas comuns à raça são:
  • Atrofia Progressiva da Retina – degeneração das células da retina e que causa cegueira
  • Displasia – má formação do encaixe entre os ossos da bacia e fêmur
  • Torção gástrica
  • Hipotiroidismo
  • Epilepsia












Nenhum comentário:

Postar um comentário