quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Schnauzer Miniatura

                                   HISTORIA


Originário da Alemanha, o Schnauzer Miniatura (ou Anão) é uma raça relativamente recente, tendo sido desenvolvida a partir do Schnauzer Standard (ou médio) e reconhecida como raça independente apenas em 1895. A teoria mais aceita é de que o Schnauzer Miniatura seria o resultado do cruzamento do Schnauzer Standard com o Affenpincher. Outra teoria afirma que o responsável pela ‘diminuição’ do tamanho do Schnauzer teria sido o Pinscher, teoria essa que se baseia também no fato de que no início os Schnauzer Miniatura era chamados de Pinchers de Pelo Duro.
Os primeiros exemplares da raça eram predominantemente dourados, sendo igualmente comum o aparecimento nas ninhadas de exemplares com manto cinzento e preto e mesmo tan, e mais raramente o preto. Foi a partir desta variedade que os criadores selecionaram seus cães para fixar as características que mais lhes agradavam, especialmente quanto ao manto prateado.
O Schnauzer Miniatura ganhou popularidade internacional a partir da Segunda Guerra Mundial, chegando mesmo a ultrapassar o Schnauzer Standart em número de registros.


                                                      
                                                    PERSONALIDADE


Apesar de fazer parte do grupo de cães de guarda (nos Estados Unidos e Canadá, é classificado junto com os Terriers), o Schnauzer Miniatura é muito apreciado como cão de companhia. Extremamente dedicado aos donos, o Schnauzer Miniatura tem personalidade forte e muita energia.
Seu porte reduzido e a coloração única de sua pelagem talvez tenham sido os grandes responsáveis pela sua popularização. Em 1997, foi a 7a raça mais registrada na Espanha, e segundo dados de 1996, era a 6a raça mais registrada no Canadá no Canadá e a 17a no Brasil.
Alerta e corajoso, o Schnauzer Miniatura não deve ser um cão que late em excesso ou à toa sendo muito usado como cão de alarme. Tanto assim que está na 5acolocação entre os 10 mais eficientes cães de alarme do livro ‘A Inteligência dos Cães’ de Stanley Coren.
Ainda segundo o mesmo pesquisador, o Schnauzer Miniatura está na 12a posição no ranking geral de inteligência para o trabalho. Mas o dono deve ter pulso firme, porque a facilidade de aprendizado tem dois lados: o Schnauzer Miniatura aprenderá com rapidez o que convém e, o que não convém.
Apesar de ser um cão de ‘guarda/alarme’, o Schnauzer Miniatura deve ser socializado cedo para que não se torne um cão briguento. O mesmo alerta vale para o seu relacionamento com as crianças e outros cães: se for acostumado a elas desde cedo, será um excelente companheiro, mas não gosta de brincadeiras ‘abrutalhadas’ às quais pode reagir.
Por sua resistência, agilidade e capacidade de aprendizagem, muitos Schnauzer Miniatura destacam-se na prática do agility, esporte que pode contribuir para estabelecer um melhor controle pelo dono.



                                                           O FILHOTE



O filhote nasce com a pelagem escura, mas pode-se verificar a ‘futura’ cor a partir do exame do subpêlo for: 1) claro - é um sal e pimenta e clareará até atingir a cor definitiva por volta dos 8 meses; 2) preto - um preto e prata se tiver as marcações características. O filhote deve ter o corpo quadrado, os olhos escuros e o nariz deve ser preto. O corte do rabo deve ser feito na primeira semana de vida.
Segundo a especialista em comportamento canino Claudia Pizzolatto, os filhotes "mudam muito pouco a sua personalidade em função do ambiente em que vive" e assim, muito cedo é possível avaliá-lo quanto aos aspectos de personalidade.
Por serem cães bastante ativos e inteligentes, é muito importante que o dono imponha-se desde cedo e corrija imediatamente os comportamentos inadequados, como latir em excesso e morder.
Aulas de obediência também podem ser bastante proveitosas especialmente considerando sua capacidade de aprender rapidamente.
Em termos de manutenção, os Schnauzer Miniatura necessitam apenas de uma tosa regular que mantenha limpa e saudável a sua pelagem e escovação semanal. Não costuma perder pelo e nem tem cheiro forte.



                                                             PROBLEMAS A RAÇA



Os problemas mais comuns ao Schnauzer Miniatura são:
  • Atrofia Progressiva da Retina que pode causar cegueira.
  • Infecções urinárias e renais – os sinais mais comuns são uma alta freqüência de urina e o aparecimento de sangue na urina. Há muitos casos de cães que desenvolvem pedras nos rins.
  • Pancreatite – aparentemente associado ao fato de os Schnauzer Miniatura apresentarem alto teor de gordura no sangue. Os sintomas mais comuns são o vômito e a diarréia. Alguns apresentam ainda fortes dores abdominais, causando letargia e depressão.
  • Síndrome de Cushing – as fêmeas são mais suscetíveis do que os machos e os sintomas são aumento da ingestão de água e urina e ganho de peso.
  • Hipotiroidismo – geneticamente herdada, afeta o metabolismo causando depressão, aumento de peso e perda de pelo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário