sábado, 17 de março de 2012

Stabyhoun


                                                                                                 HISTORIA

O Stabyhoun, apelidado por seus adimiradores de “Bijke”, é uma raça holandesa, originária da região de Frísia ou Friesland, localizada no norte da Holanda. Cães desta raça foram descritos por escritores desde o século XIX, e alguns acreditam mesmo que eles já existam deste o início do século XVII. Acredita-se que sejam descendentes de cães do tipo Spaniel que teriam sido importados da Espanha para os Países Baixos, por espanhois que ocuparam o território dos Países Baixos a partir do século XVI estes cães espanhois provavelmente se misturaram com raças de cães locais dando origem a diversas raças holandesas, entre elas o stabyhoun e o spaniel perdigueiro de Drenthe entre outras. O Stabyhoun é particularmente mais aparentado com o spaniel perdigueiro de Drenthe e acredita-se que esta raça tenha feito parte da formação do stabyhoun. A raça é muito rara em todo o mundo e sua criação é seriamente controlada em seu país de origem para evitar que as características originais e a saúde do stabyhoun se percam com a criação descontrolada.


                                                                             
                                                                            PERSONALIDADE




Esta raça é excelente caçadora e aves como patos e pombos, mas também é uma ágil caçadora de roedores, possui um excelente olfato e desempenha os papéis de apontador e apanhador durante a caçada. Além de caçador, o stabyhoun também se destaca como companheiro. Cães desta raça são meigos e calmos, afetuosos e bons companheiros para crianças. É um cão inteligente, habituado a trabalhar junto com o ser humano no decorrer de séculos de caçadas.


                                                             
    


                                                      PROBLEMAS COMUNS A RAÇA                                                                                                

Este cão é rústico e resistente, se adapta melhor a espaços grandes que pequenos e deve ser exercitado pelo seu dono. Em geral a raça é considerada muito saudável, em parte devido ao rígido controle holandês na criação da raça que exige, entre outros pré-requisitos para permitir a reprodução de um stabyhoun, que os cães sejam livres de displasia. Seu pelo longo e ondulado precisa de escovação regular, pelo menos uma vez por semana. Os donos também devem cuidar da higiene das orelhas para evitar o aparecimento de otites.












Nenhum comentário:

Postar um comentário