segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pharaoh Hound

                                HISTORIA

O pharaoh hound, também conhecido como cão do faraó ou podengo do faraó é descendente dos antigos cães caçadores representados nos hieróglifos e pinturas dos antigos egípcios. Este cão, possui uma grande semelhança com algumas das representações do deus egípcio “Anúbis” e, conta-se que o próprio faraó Tutankamon possuia um pharaoh hound, chamado Abuwitiyuw, como companheiro. Estes cães egípcios acabaram se espalhando pelo mediterrâneo, levados em embarcações fenícias antes do declínio da civilização egípcia. Alguns destes cães permaneceram isolados na ilha de Malta, onde foram criados e admirados como excelentes caçadores de coelhos até os dias atuais. Em 1979 Malta declarou o Pharaoh hound como “Cão Nacional de Malta” e cunhou moedas de prata comemorativas com o rosto de um cão da raça estampado.
O pharaoh hound é um cão veloz e ágil, excelente caçador, dono de excelente audição, olfato e visão. É aparentado com o ibizan hound, com o qual compartilha suas origens e a incrível aptidão para o salto, pharaohs são excelentes saltadores e devem viver em casas com muros altos por precaução e segurança do próprio cão.
Foto pharaoh hound 2

Cães desta raça são muito afetuosos, carinhosos, brincalhões, adoram crianças e são companheiros maravilhosos, dentro de casa, gostam de ficar sobre os sofás e almofadas sempre que possível. Estes cães são ativos e alegres, muito limpos e possuem pouco cheiro. Pharaoh hounds são cães de temperamento independente e, por isso mesmo, são pouco obedientes, mas são muito espertos e inteligentes.



Foto pharaoh hound 4Cães desta raça gostam de viver dentro de casa, em contato com a família, mas precisam de espaço e exercícios, não sendo considerados boas opções para a vida em apartamento, adoram passear e ter a oportunidade de “esticar as pernas” e, se possível correr. Seu pelo é muito curto e não exige maiores cuidados, apenas uma escovação regular para remover os fios mortos e manter o pelo brilhante. Este cão é resistente e saudável, mas como possui pouca gordura no corpo são mais sensíveis a anestésicos e podem ter reações alérgicas a produtos tóxicos, como inseticidas, mais facilmente do que outras raças de cães do mesmo peso.


                             CARACTERISTICAS


Se existe algo realmente peculiar aos Pharaohs Hounds é que não existem dois iguais. Seu único objetivo na vida é aproveitá-la ao máximo. O Pharaoh Hound tem uma personalidade forte, porém, extrovertida, efusiva e gentil. Possui uma aura de grandiosidade e imponência, mantendo uma certa distância de estranhos. São bem amorosos e afeiçoados aos seus donos, ficam agradecidos com pequenos afetos, chegando a "sorrir". Alguns donos treinam seus Pharaoh Hounds a "sorrir" sob comando. Eles são curiosos, cheios de excitação e felicidade e exibem um grande senso de humor. Não gostam da sensação de serem “apanhados”.



Os Pharaohs têm grande tolerância a crianças e pensam que Deus criou essas pequenas criaturas para entretê-los. Ao crescerem com outros animais pequenos, também podem ser bem tolerantes, mas deve-se tomar cuidado pois eles podem considerar outros pequenos animais como presas e irão partir para a caça.
Eles adquirem um senso nato do comportamento e humor de seus donos, sabem quando os donos estão aborrecidos ou bem humorados.
Normalmente não são muito robustos, mas são ativos e adoram correr e brincar. Eles podem se entreter por horas e se puderem brincar com seus donos ficarão duas vezes mais contentes.
Com outros cães tendem a evitar brigas, mas se desafiados defendem seu território. Podem ser quietos como gatos na sua personalidade e hábitos. Adoram ser afagados, mas somente quando querem. Com estranhos, podem ser distantes até serem propriamente apresentados. Eles julgam cada nova pessoa, baseados nos seus sentidos e decidem se esse alguém merece a sua atenção. São muito preconceituosos.
Com o tempo, adaptam-se a qualquer situação ou ambiente. Eles são sociáveis, porém não ao extremo. É preciso dar-lhes tempo para tomarem suas próprias decisões.
Possuem um sentimento de que podem opinar em tudo que lhes diga respeito, não devem ser forçados a fazer nada que considerem não apropriados. Com paciência e senso de humor podem ser treinados a fazer quase tudo. A lição uma vez aprendida, jamais será esquecida.


3 comentários:

  1. achei um cachorrinho filhote que se parece muito com esse nao si bem ao certo se é um cao faraó mas parece muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coincidência! Também achei um filhote muito parecido com este dia 21 de abril. Eu achei na região da granja vianna. Me pergunto se não são da mesma ninhada...

      Excluir
  2. eu tenho uma femea de 4 anos muito parecida com esta raça e gostaria de cruza~la.. sou do rio

    qlqr coisa entrar contato drigo.lino@hotmail.com

    ResponderExcluir