quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Terra Nova

                            HISTORIA

origem do Terra-Nova ou Newfoundland, é bastante obscura. Alguns historiadores sustentam que o Terra Nova seja originário da ilha de mesmo nome, no noroeste do Canadá e que descende de acasalamentos entre cães dos Piríneus levados para a Terra-Nova pelos pescadores de bacalhau Bascos.
Outra corrente afirma que foram desenvolvidos a partir dos partir do acasalamento de cães que lá chegaram entre os séculos XVI e XVIII, principalmente molossos do Tibet e "spaniels" do tipo Clumber. Esses ancestrais talvez expliquem sua estrutura grande e pesada, típica de um cão montanhês, e a agilidade, na água, própria de cães de caça. SALVA-VIDAS. A popularidade dos cães na Ilha era tão grande que, em 1780, o governador Edwards limitou a população canina a um animal por lar, o que incentivou de maneira decisiva a exportação de inúmeros cães para outros países.
De volta à Europa, levados por pescadores de bacalhau, o Terra Nova alcançou grande popularidade na Inglaterra, onde estreou em uma exposição cinófila e participou das primeiras provas aquáticas por volta de 1860. Nesse país, foi fundado em 1886, o "The Newfoundland Club", um dos mais antigos clubes da raça.

Tornou-se famoso pelos salvamentos de marinheiros, cujos barcos naufragavam nos recifes da Terra-Nova. Os balneários, em geral proibidos aos cães, abrem-se na Europa para o Terra Nova, que é a única raça com a característica de salvamento de pessoas incluída no padrão oficial. A afinidade com a água, para o que demonstra verdadeira obsessão desde filhote, confunde-se com a própria história da raça.
Além do trabalho como salva-vidas, que lhe rendeu o apelido de ´São Bernardo da Água´, o Terra Nova ainda deu grandes contribuições para a formação de novas raças, entre elas o Labrador e o Golden Retriever.
                                                PERSONALIDADE

Apesar das suas dimensões imponentes, o Terra Nova é um cão que tem uma personalidade bastante dócil e afetuoso. Muito inteligente e fiel, qualidades essenciais para um cão de salvamento, o Terra Nova é extremamente apegado à família e apesar de seu tamanho, é bastante delicado.
Não é um cão que aceite bem a vida de canil ou a permanência constante no fundo do quintal. Precisa de contato estreito com a família e pessoas que o cerquem.
Mesmo sendo um cão de baixo nível de atividade, seu tamanho não o recomenda para a vida em apartamento.
Comporta-se muito bem com crianças, com quem tem grande afinidade e paciência. No entanto, mesmo sendo um cão muito gentil, deve-se tomar um especial cuidado em não deixá-los com crianças pequenas sem a supervisão de um adulto.
É um cão bem inteligente e que responde bem ao adestramento, mas como todo cão grande, é fundamental que o dono saiba impor, desde cedo, as restrições adequadas a um cão deste porte. Na classificação do pesquisador Stanley Coren, em seu livro ‘A Inteligência dos Cães’, o Terra Nova ocupa a 34ª posição entre as 133 raças pesquisadas.


                                   O FILHOTE

O Terra Nova, como todo filhote, tem grande energia e pelo fato de crescerem rapidamente (em termos de tamanho) devem receber alimentação adequada e de ótima qualidade, garantindo assim a saúde do cão e a beleza do pelo.
A socialização deve começar cedo e de preferência o adestramento básico deve ser feito, de preferência em conjunto com o dono, uma vez que os Terra Nova são muito apegados à sua própria família.
Como as escovações farão parte do dia-a-dia do Terra Nova, é conveniente que desde cedo o filhote seja escovado para que se acostume com o processo.
Não é um cão que possa passar longos períodos de tempo sozinho... é um raça desenvolvida para o trabalho e diante da ausência de tarefas, pode, certamente, desenvolver comportamentos destrutivos

                                              PROBLEMAS COMUNS A RAÇA

Os Terra Novas são bem rústicos mas precisam de alguns cuidados especiais:
  • displasia coxo-femural
  • otite – causada por um ‘abafamento’ dos canais auditivos.
  • Torção gástrica
                                                      PELAGEM

O Terra Nova se caracteriza por uma pelagem farta, com subpelo. O pelo tem uma textura mais áspera e apresenta uma oleosidade natural que, em sua função original, serve como impermeabilizante.
Para manter-se saudável, o pelo deve ser escovado regularmente para evitar que o pelo morto se acumule pela casa.
Com as escovações em dia, os banhos com shampoos devem ser reduzidos ao mínimo necessário, evitando que o cão produza secreções em excesso para manter a oleosidade natural do pelo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário