terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bullmastiff

                          HISTORIA

O Bullmatiff foi desenvolvido na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XIX pelos fazendeiros e moradores das áreas rurais para conter as investidas dos caçadores e ladrões que entravam nas propriedades. Os cães que existiam na época, no entanto, não eram considerados eficientes neste tipo de tarefa e assim,iniciaram-se os testes para tentar desenvolver uma raça de cães que fossem ao mesmo tempo valentes e silenciosos, estruturalmente fortes e resistentes. Outro pré-requisito para os fazendeiros era que o cão tivesse um temperamento forte e equilibrado, para que pudesse exercer suas funções de guarda independente.



Apesar da antiguidade dos esforços para o desenvolvimento da raça, foi apenas em 1924 que o The Kennel Club reconheceu o Bullmastiff como raça independente. Após o reconhecimento, a exportação de Bullmastiffs era bastante controlada pelos ingleses e durante algum tempo, apenas cães estéreis eram passíveis de exportação. Com a consolidação da raça e a partir da segunda guerra mundial, os ingleses passaram a permitir a exportação de seus cães para outros países. Nos Estados Unidos, o American Kennel Club reconheceu a raça oficialmente em 1931.
No Brasil, a criação de Bullmastiffs é bastante recente. Há registros de cães da raça - esterelizados - em 1940, mas foi a partir da década de 80 que tem impulso a criação organizada e oficial de Bullmastiffes no Brasil.


                                      PERSONALIDADE


A principal característica do Bullmastiff é seu temperamento equilibrado e dócil. Alguns registros descrevem até o Bullmastiff como um ´cão de colo aprisionado num corpo enorme´, mas isso não desmerece sua aptidão natural para a função para a qual foi desenvolvido, ou seja, para ser um guarda noturno eficiente e silencioso, que não costuma latir à toa e na função de guarda o silêncio de sua aproximação é sua principal arma para conter um invasor.



Apesar de ser um cão grande, que chega a pesar 60 quilos na idade adulta, não é um cão que esteja em atividade constante e que possa ser deixado apenas no quintal. Normalmente passeios e caminhadas de 1 hora duas vezes por dia são suficientes para que ele mantenha-se em forma.
Para manter seu temperamento equilibrado, o Bullmastiff requer a companhia da família e não costuma suportar bem longos períodos de solidão.

Por ser um cão de território, a convivência com outros animais deve ser iniciada desde muito cedo, e entre cães do mesmo sexo deve ser promovida com extremo cuidado, especialmente entre os machos.


                                 O FILHOTE



Apesar de na idade adulta terem atividade moderada, quando filhotes são extremamente ativos, curiosos e destruidores. São considerados cães de amadurecimento tardio e por isso a educação através do adestramento básico é fundamental para que o dono consiga uma convivência mais tranqüila com os cães.
O adestramento de obediência é praticamente fundamental especialmente se se considerar que será um cão que pesará 60 quilos quando adulto.
Para que se desenvolvam adequadamente, deve-se tomar especial cuidado com os exercícios em excesso ou em intensidade inadequada, que podem prejudicar o desenvolvimento das articulações.

                                    PROBLEMAS COMUNS A RAÇA

Apesar de ser um cão resistente e bastante forte, o Bullmastiff está sujeito a alguns problemas de saúde:

  • Hipotireoidismo
  • Displasia coxo-femural e de cotovelo
  • Alguns tipos de câncer
  • Entrópio



Nenhum comentário:

Postar um comentário