quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Schnauzer Gigante

                                                                                         HISTORIA

riginário da Alemanha, o Schnauzer Gigante, assim como o Miniatura (ou Anão) foi desenvolvida a partir do Schnauzer Standard (ou médio) e reconhecida como raça independente em 1895.
A teoria mais aceita é de que o Schnauzer Gigante é o fruto de acasalamentos direcionados entre o Schnauzer Standard com cães pastores de grande porte e a versão antiga do dogue alemão, que habitavam a região em que hoje se situa a Alemanha com o objetivo de produzir um cão que fosse hábil condutor de rebanhos bovinos e atuasse também como pastor de ovelhas além de, devido ao seu tamanho, pudesse servir também como um cão de guarda.

Justamente devido à sua eficiência como cão de guarda, o Schnauzer Gigante passou a ser utilizado pela polícia alemã no policiamento de ruas, assim como por grupos de resgate nos Estados Unidos e Canadá, onde também atua em alguns aeroportos na função de cão de detecção de substâncias proibidas. Apesar de tantas qualidades, o Schnauzer Gigante nunca atingiu a mesma popularidade das variedades Standard e Miniatura especialmente devido ao seu tamanho.


                                          PERSONALIDADE



O Schnauzer Gigante é, acima de tudo, um cão de guarda, extremamente inteligente e dedicado aos donos. Por seu tamanho, impõe respeito imediato e devido à sua personalidade forte, não é recomendado para donos inexperientes ou que utilizem métodos duros para educar o cão.
O Schnauzer Gigante, assim como as demais variedades da raça, caracteriza-se pela postura sempre alerta e pela grande resistência física. É um cão que precisa de espaços amplos para poder se exercitar e gastar sua energia e que é capaz de acompanhar com facilidade um dono que tenha um estilo de vida atlético e com grandes doses de exercício.
O Schnauzer Gigante aprende com facilidade e deve ser corretamente socializado para que possa exercer sua função de guarda de maneira equilibrada e confiável. Como cão de guarda, trata-se de um cão que leva muito a sério a defesa de seu território e que guarda, normalmente, uma atitude bastante reservada com estranhos. Segundo o ranking de inteligência do livro ‘A Inteligência dos Cães’ de Stanley Coren, o Schnauzer Gigante está na 28a posição no ranking geral de inteligência para o trabalho.

                                                          O FILHOTE

O Schnauzer Gigante filhote tem, assim como o adulto, bastante energia e demandará de seu dono não apenas atenção, mas, principalmente, a incorporação à rotina da família. Não se trata de um cão ´independente´ e que possa ser deixado longos períodos no quintal.
O filhote deve ter o corpo em formato quadrado, os olhos escuros e o nariz deve ser preto. O corte do rabo deve ser feito na primeira semana de vida e as orelhas podem ser cortadas até 3 meses de idade. O novo padrão definido pelo Clube Alemão da raça, proíbe o corte de rabos e orelhas mas admite que seja feito em países em que não haja uma proibição, caso do Brasil.

                              CORES

Os Schnauzer Gigante apresentam apenas 2 variedades de cores: podem ser pretos ou sal e pimenta. Assim como no caso do Dogue Alemão, em exposições cada cor é considerada como uma ‘variedade’ separada, não havendo competição entre elas a não ser para definição de ‘Melhor do Grupo’.
O padrão internacional não permite o acasalamento de exemplares de cores diferentes, exceto no caso (remoto) da raça ser considerada em perigo de extinção.

                   PROBLEMAS COMUNS A RAÇA

Os problemas mais comuns ao Schnauzer Gigante são:

  • Hipotiroidismo – geneticamente herdada, afeta o metabolismo causando depressão, aumento de peso e perda de pelo.
  • Displasia coxo-femural
  • Epilepsia
O Schnauzer podem apresentar ainda alguns problemas de pele que podem estar relacionados à alergia ou à falta de nutrientes da ração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário