sábado, 17 de março de 2012

Sussex Spaniel

                                              HISTORIA

O nome deste Spaniel está, não só relacionado com a sua terra natal (condado de Sussex, na Inglaterra), mas também com o seu próprio criador (Rosehill Sussex). Diz-se que a sua origem remonta ao século XVIII, altura em que o Conde de Sussex, Fuller de Rosehill Sussex, desenvolveu esta raça para trabalhar dentro dos limites do seu território. Foi durante muito tempo, utilizado para a caça de perdizes e faisões, em terrenos acidentados, só que adquiriu fama de ser um pouco lento, o que acabou por influenciar a sua exportação e criação.

Em 1862, esta raça foi pela primeira vez apresentada ao público no Palácio de Cristal, em Londres, e reconhecida oficialmente naquele país em 1895. Em 1924, é fundado o Sussex Spaniel Association, altura em que se dá o primeiro registo desta raça. Nos anos 30, observou-se um crescente registo de crias no Stud Book do Kennel Club americano. No entanto, com o despontar das duas Grande Guerras, o número de exemplares diminui consideravelmente. A sua extinção não se concretizou graças à protecção que esta raça obteve de uma criadora britânica, SrªFeer. Nos EUA existiam apenas quatro criadores durante a década de 40, de forma que, quando a guerra acabou, existiam mais Sussex no território americano, que no seu país de origem. Nos anos 50, os criadores juntaram mais sangue do Clumber Spaniel a este cão de água, por forma a melhorar o seu carácter e a ossatura. No entanto, só na década de 70 é que a criação de Sussex se torna mais intensiva nos EUA.

Em Portugal, foi fundado em 1980, o Clube Português de Spaniel, que é reconhecido pelo Clube Português de Canicultura, pelo European Spaniel Association e pela Federation Cynologique Internationale. Tem por objectivo implementar actividades que pretendem fomentar e desenvolver a raça em Portugal. Actualmente, esta raça é das mais raras raças de Spaniels.  

                                                            PERSONALIDADE

Este é um animal com uma personalidade muito própria, que pode ser um pouco teimoso, daí que necessite de um treino persistente e contínuo.
 
Dentro de casa, é uma companhia calma mas, quando está em alerta, é por vezes um pouco barulhento. 

Fora de casa, é um animal cheio de entusiasmo que aprecia brincar com o seu dono. Apesar da sua expressão séria, são animais muito sociáveis que lidam bem com presenças estranhas. Gostam muito de estar na companhia da sua família, apesar de terem a tendência para eleger um dos membros com o qual são pouco possessivos. São bons amigo das crianças, devotos e nada agressivos.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário