segunda-feira, 12 de março de 2012

Cão Pelado Mexicano

                                    HISTORIA
                        
É um cão nu, isto é desprovido de pelo. Está particularmente difundido no México; mais ou menos numeroso, é encontrado também na Argentina, Chile e outros países da América do Sul e América Central. 

A origem do pelado mexicano é muito antiga; já antes da conquista européia os indígenas alimentavam-se com a sua carne, que era muito apreciada. Consideravam-no representante do deus Xolotl (de quem deriva evidentemente o seu nome), divindade que, de acordo com a concepção religiosa daqueles povos, tinha a missão de guiar as almas dos mortos aos lugares do seu destino eterno. 

No estado da Colima, em túmulos recentemente descobertos encontraram-se efígies humorísticas de argila polida, que representam cães muito parecidos aos xolotlzcuintle atual. 


                                                                                         PERSONALIDADE

Seu tamanho varia de 28 à 30 cm de altura e 12 à 15 kl. nas femeas. E 28 à 32 cm de altura, com 13 à 17 kl. nos machos. 

Sua cabeça é triangular e pequena, orelhas sempre eretas, grandes e pontiagudas, stop médio e focinho que costuma ter o mesmo tamanho de sua caixa craniana. Olhos lévemente puxados de cor preta ou amendoada. Peito largo e musculoso, pernas posteriores e inferiores retas, jarréte quase inexistente, dorso reto da cernelha a cauda. Pescoço comprido e sempre altivo. 

Seu corpo, é quase totalmente pelado, com apenas pequenos topétes de pelo, que podem ser loiros ou tigrados, vão aparecendo com a idade e não podem ultrapassam mais que 2 cm. Tais topétes, só aparecem na cabeça, patas e rabo. Alguns exemplares, podem apresentar, pequena penugem rala na parte superior do pescoço. 

Alguns exemplares, podem também nascer com o rabo cotó, o que ainda da mais charme e beleza a raça. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário