segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pointer Ingles

                       HISTORIA

origem do Pointer Inglês é bastante controversa. Alguns estudiosos afirmam que o Pointer originou-se na Espanha e outros defendem que foi desenvolvido na Inglaterra, a partir de cruzamentos de Bloodhound, Fox hounds e Greyhounds. Segundo William Arkwright , reconhecido como o maior estudioso da raça, o Pointer Inglês originou-se no Oriente, de onde foi levado para a Itália, passando pela Espanha (onde teria desenvolvido sua estrutura de crânio atual) e finalmente, da Espanha para a Inglaterra onde se desenvolveu até atingir sua forma moderna.

Os Pointers foram apresentados em exposições pela primeira vez no ano de 1859 em Newcastle-on-Tyne, Northumberland. Esta exposição tinha como objetivo mostrar que bons cães de caça poderiam ser bonitos, bem estruturados e inicialmente era restrita a Pointers e Setters. Com o sucesso obtido, foi ampliando as raças participantes e é considerada a precursora das atuais exposições de estrutura e beleza. Já em 1877, a Westminster Kennel Club, a mais importante exposição cinófila mundial tinha inscritos mais de 100 Pointers.


Um bom exemplo da paixão que a raça desperta, os caçadores ingleses costumam levar os Pointers para o campo apenas com a finalidade de apontar a caça, deixando para outros cães (labradores,goldens e cockers) a tarefa menos ‘artística’ de ir apanhar a peça depois de abatida.
No Brasil, onde é ainda é mais conhecido como "perdigueiro", apesar das restrições à caça, o Pointer também é bastante conhecido.
Um dado curioso sobre o comportamento dos cães de aponte, nos quais incluem-se os Pointers e os Setters é levantado por Stanley Coren, autor do livro "A Inteligência dos Cães". Segundo ele, o comportamento típico desses cães, que, ao localizar a presa assumem sua postura característica, ficando imóveis, seria o resultado de um ‘curto-circuito’, uma sobrecarga neural que ‘congela’ o animal diante da presa. A ausência deste ‘curto-circuito’ impeliria o animal sobre a caça.

                                                    PERSONALIDADE

Em razão de sua principal função – a caça em estreita sintonia com o caçador – o Pointer é também um excelente cão de companhia. Meigo, ativo, extremamente ágil, por onde passa conquista admiradores e muitos proprietários, apaixonados pela raça, fazem questão de tê-los por perto, mesmo em ambientes considerados pequenos para sua vitalidade. No entanto, os próprios criadores são unânimes em afirmar que, para que possam desenvolver-se bem (física e mentalmente) devem poder gastar sua enorme energia, e portanto, os passeios diários e muito exercício são fundamentais.
O Pointer é alegre e muito resistente. Enfrenta bem todo tipo de brincadeira e é extremamente tolerante com as crianças. Afável e companheiro, costuma relacionar-se bem até mesmo estranhos sendo, portanto, inadequado para a função de guarda.

Os Pointers são cães extremamente atentos ao dono, característica que ajuda muito no adestramento de obediência e no treino específico para a caça. Na escala de inteligência elaborada por Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães o Pointer Inglês está na 43ª posição. Por sua atuação complexa nos campos de caça, em que precisa tomar decisões acerca da direção a seguir, o Pointer tem uma personalidade bastante independente e, ao mesmo tempo que são muito apegados ao dono não costumam solicitar carinhos e atenção o tempo todo.


                                                     O FILHOTE



Desde muito cedo o filhote já demonstra todas as características do cão adulto, estando sempre pronto para a ação. Apesar de não ser um cão teimoso, o Pointer precisa ser controlado com firmeza mas sem violência desde filhote. É recomendável, por exemplo, delimitar áreas de acesso livre e restrito ao filhote dentro de casa.
Uma boa dica para quem pretende ter um Pointer como cão de companhia é procurar adquirir filhotes cujas linhagens tenham sido desenvolvidas mais para exposições do que para a caça, o que pode originar filhotes relativamente mais calmos.
Ao contrário do Pointer Alemão, o Pointer Inglês tem a cauda inteira, mas seu comprimento não pode ultrapassar o joelho, nem apresentar protuberâncias.
O filhote deve ser quadradinho, com o stop (linha que forma o perfil do focinho) bem definido, orelhas de tamanho médio e textura aveludada, rentes às faces, e sem ergots (quinto dedo) nas pernas traseiras e, principalmente, deve passar a impressão de força, sem ser grosseiro ou pesado.

                                                     PROBLEMAS COMUNS A RAÇA


Quanto à saúde, o Pointer não inspira maiores preocupações. A raça não está sujeita a doenças hereditárias típicas, apesar de ocorrer, eventualmente problemas como:
  • entrópio – quando as bordas das pálpebras são viradas para dentro
  • displasia coxofemural - problema de encaixe entre o fêmur e a bacia

Além destes, alguns Pointers podem apresentar outros problemas como:
  • otite – causada por um ‘abafamento’ dos canais auditivos pela orelha caída
  • calosidades – provocada pelo atrito constante com chão duro e pela pouca proteção oferecida por sua pelagem. Os calos podem ser facilmente evitados fazendo com que o cão não durma em superfícies ásperas e/ou duras.
  • Obesidade – causada pelo excesso de comida e baixa atividade física.


Nenhum comentário:

Postar um comentário