segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pug

                  HISTORIA

A origem do Pug é bastante controversa, mas de maneira geral, aceita-se que tenha origem oriental. Muitos historiadores afirmam categoricamente que o PUG teve sua origem na China, onde se encontram representações de cães similares a eles por volta de 1700 AC. Mas foi com as grandes navegações no século XVI que eles chegaram à Europa, levados primeiramente pelos holandeses e posteriormente pelos ingleses, que foram os responsáveis pela definição do padrão atual da raça e pela seleção dos exemplares para atingir o padrão.
Uma das muitas lendas envolvendo os Pugs conta que os Pugs eram a ‘pedra no sapato’ de Napoleão Bonaparte. Isso porque sua esposa, Josefina, tinha um Pug de quem não se separava nunca e ele, por sua vez, não simpatizava nem um pouco com o imperador, a quem impediu mais de uma vez de entrar no quarto de sua dona.
                                                    
                                            




                       PERSONALIDADE

O Pug é frequentemente descrito como um cão aristocrata, especialmente porque normalmente não se dão ao trabalho de fazer festa para todos mesmo que sejam extremamente apegado aos donos. Também em razão deste apego, os Pugs não se adaptam a longos períodos de solidão.
Não costumam latir em demasia e por isso são considerados bons cães de alarme e eis mais uma característica marcante da raça... seu latido é rouco e curto.
Seu tamanho reduzido indica-o como excelente opção para pequenos espaços e para pessoas que não tenham muita atividade, uma vez que devido ao seu tipo físico, não pode ser considerado um esportista. Para eles, pequenos passeios nas horas mais frescas do dia costumam preencher a necessidade de exercício e evitar que engordem.
Como todo cão de focinho curto, tendem a roncar bastante quando dormem.

Relaciona-se bem com outros cães, apesar de não ser exatamente um cão de matilha. Com crianças, pode Ter uma relação boa, desde que elas o tratem de forma gentil. Caso contrário, a tendência é de que ele simplesmente evite a companhia delas.



Imagem do site Nabuco Pugs
                              O FILHOTE

Os filhotes, ao contrário dos cães adultos, costumam ser muito brincalhões e divertidos. Cheios de energia.
Segundo os criadores, caso sejam ensinados precocemente, podem ser cães bastante educados e receptivos.Imagem do site Nabuco Pugs
Outro alerta importante para a boa convivência com a raça é o estabelecimento de limites muito claros para o cão desde bem cedo, caso contrário, o dono poderá ficar ‘refém’ do cão muito rapidamente.
Normalmente sua cor muda bastante desde o momento do nascimento. Os exemplares de cor bege, costumam nascer bem mais escuros, especialmente na região da cabeça e dorso e a pelagem vai clareando com o tempo

                            PROBLEMAS A RAÇA

Os Pugs são cães bastante saudáveis e dificilmente apresentam problemas desde que sejam alimentados de forma correta e tenham a higiene de suas dobrinhas sempre limpas.
Outro cuidado especial é com o calor. Os Pugs, assim como todos os demais cães de focinho curto, devem evitar fazer exercícios nas horas mais quentes do dia.

  • Obesidade – os pugs são considerados comilões e têm forte tendência a engordar, o que pode causar problemas sérios na coluna vertebral. Para evitar este tipo de problema o melhor é a prevenção, incluindo uma ração de qualidade e na quantidade adequada e passeios regulares.
  • Dermatites – especialmente as causadas por fungos, comuns em ambientes muito quentes e/ou quando os cães são mal secos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário