sábado, 13 de agosto de 2011

Braco Alemão De Pelo Duro Drahthaar


                      HISTORIA

Desenvolvido na Alemanha a partir do acasalamento dos Pointers (Inglês e Alemão), Poodle-Pointers,Airedales e Griffons, os criadores conseguiram desenvolver um cão muito versátil e quase inatingível em sua pelagem dura, que faz com que seja resistente às intempéries do clima.

Com o excelente desempenho da raça no campo, vários criadores de Poodle-Pointer esmeraram-se em desenvolver a nova raça e em 1910, criaram o clube do Deutsch Drahthaar. Com a criação do clube, o sucesso da raça na Alemanha se intensificou e apenas 2 anos depois já haviam 700 cães registrados no livro de origens do clube.


Apesar de todas estas qualidades, fora da Alemanha a raça não era muito popular, chegando aos Estados Unidos apenas depois da 2ª Guerra. O American Kennel Club reconheceu a raça apenas em 1959 e já em 1961 ganhou pela primeira vez uma competição de caça realizada em solo americano.
No Brasil, em função das restrições à caça é bem menos conhecido do que a variedade de pelo curto, mas, aos poucos, ganha mais adeptos que estão realizando importações de exemplares americanos e alemães.


PERSONALIDADE

Além de suas habilidades como cão de caça, o Drahthaar é um cão de grande energia e muita resistência. Estas são as qualidades que fazem com que seja uma estrela nos campos de caça e exijam de seu dono um comportamento compatível.
Trata-se de um cão que precisa de um dono experiente e que saiba como conduzi-lo para que não seja vencido pela ´teimosia´ típica da raça, que, uma vez controlada, faz com que seja um excepcional companheiro.
Sua pelagem dura exige poucos cuidados por parte dos donos, sendo necessária apenas escovação para manter seu brilho natural e evitar o acúmulo de pelos mortos. É aceito, segundo o padrão da raça em diversas cores e padrões, sendo o fígado a cor mais comum.
Na escala de inteligência elaborada por Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães oDrahthaar está na 44ª posição, o que se reflete na sua resistência ao aprendizado ´fácil´.
Além de suas habilidades no campo, seu temperamento o indica também como cão de guarda. É um cão bastante afetuoso com sua matilha doméstica, mas não é recomendado para aqueles que não possam proporcional exercícios constantes e atenção.


O FILHOTE

Os filhotes são tão plenos de energia quanto seus exemplares adultos. Podem ser bastante arteiros quando filhotes e por isso mesmo é indispensável que tenham um líder claramente definido a quem possam respeitar.
Para aqueles que pretendem utilizar suas qualidades para caça, recomenda-se um treinamento específico, uma vez que é necessário que haja um "timing" perfeito com o caçador.


PROBLEMAS COMUNS A RAÇA

O Drahthaar  é um cão rústico que tem poucos problemas de saúde.

  • Obesidade
  • Entrópio
  • Para cães que vivem em campos deve-se observar constantemente a presença dos carrapatos que podem transmitir diversas e graves doenças, chegando até mesmo a matar os animais por causa de hemorragias e mesmo anemias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário