terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bloodhound

                           HISTORIA
A origem do Bloodhound é bastante nebulosa e envolve a velha rivalidade entre ingleses e franceses. Não há dúvidas de que a raça é, atualmente, a mais antiga entre os cães farejadores, mas a parte este fato, tudo é especulação.
Segundo alguns historiadores ingleses, há registros de cães parecidos com os atuais bloodhounds - grandes, com excelente faro e pelagem solta - desde 1300 na Grã Bretanha e até antes disso, na época da invasão romana. É certo, no entanto, que estes registros não são confiáveis ao ponto de se afirmar que se tratavam dos mesmos cães. Talvez trate-se apenas de cães com o mesmo ancestral do bloodhound.

Independente do seu país de origem, o fato é que o Bloodhound foi desenvolvido primariamente para ser um um cão rastreador, e era utilizado pelos caçadores na caça de grandes animais de pelo, como cervos. Os monges, aproveitando seu excepcional faro, deram início à sua utilização como cão de rastreamento para a procura de peregrinos que se perdiam nos bosques. Graças à essa qualidade, os Bloodhounds, que perderam espaço com os caçadores por sua lentidão, ganharam uma nova função junto às polícias e corpo de bombeiros de diversos países, incluindo França, Bélgica, Inglaterra e Estados Unidos. A tenacidade com que o Bloodhound é capaz de seguir um rastro rendeu-lhe a fama de ter o melhor faro do mundo, qualidade comprovada por inúmeras histórias em que cães da raça foram capazes de seguir um determinado rastro por mais de 10 dias. Para manter a tradição do excelente faro, é muito comum a realização de provas de faro por diversos clubes especializados da raça.

                                                PERSONALIDADE

O Bloodhound é um cão de personalidade pacata, de grande porte e profundamente ligado à presença de seus donos. Por seu porte grande, são cães que têm um grau de atividade relativamente baixo, mas não dispensam a possibilidade de exercitarem-se, precisando, para isso, de um bom espaço ao ar livre, sendo contra-indicado para aqueles que moram em casas pequenas ou apartamentos.
Normalmente são muito dóceis e afáveis mesmo com estranhos. Por isso, apesar do tamanho avantajado, no máximo poderão ser cães de alarme, não sendo indicados para exercer a função de guarda.

No quesito obediência, o Bloodhound não está entre os 10 mais e é conhecido como um cão bastante teimoso. Na classificação do pesquisador Stanley Coren, em seu livro ‘A Inteligência dos Cães’, o Bloodhound ocupa a 74ª posição entre as 133 raças pesquisadas. Isso não quer dizer que seja um cão que ´não aprende´ e sim que o seu proprietário deverá empreender esforços sistemáticos e consistentes para que o Bloodhound obedeça às ordens dadas.

                                                     O FILHOTE

Os filhotes, ainda que tenham a energia da infância e a necessidade de espaço para brincar e se exercitar, são bem mais tranquilos do que filhotes de outras raças do mesmo porte. Num livro chamado ´The Perfect Puppy for You´, em que as raças são avaliadas quando filhotes em diversos aspectos, nenhuma é menos ativa do que o filhote de Bloodhound. Apesar disso, é importante que o futuro proprietário não se iluda com isso: os filhotes crescem e precisam, acima de tudo, de espaço para exercitarem-se adequadamente.
Por se tratar de um cão que, adulto, terá um porte grande, é absolutamente recomendável que o proprietário tenha em mente esse aspecto quando iniciar a educação do filhote. Para que o convívio seja mais tranquilo é bastante recomendável que participe desde cedo de aulas de obediência.

Não é a raça ideal para quem tenha que deixá-lo sozinho por longos períodos de tempo, uma vez que sua função primordial de rastreador faz com que esteja sempre procurando algo para fazer e, caso não encontrem nada ‘útil’, certamente poderão inventar brincadeiras que nem sempre serão aprovadas pelos donos.
Um aspecto importante é tomar extremo cuidado com a condução do seu cão, sempre na guia, evitando assim que ele descubra algum odor fascinante e saia em busca de sua origem.


                                                 PELAGEM 



O Bloodhound tem pelagem curta e o pelo pode apresentar várias cores: preto com manchas em tom de canela (tan), avermelhado com manchas em tom de canela, amarronzado com manchas em tom de canela, inteiramente avermelhado. Em todas as cores, aceita-se uma pequena mancha branca no peito e nas patas e as marcações são sempre aquelas características à todos os cães farejadores.


PROBLEMAS COMUNS A RAÇA 


 pesar de ser uma raça bastante resistentes os Bloodhounds precisam de alguns cuidados especiais:

  • displasia coxo-femural
  • otite – causada por um ‘abafamento’ dos canais auditivos.
  • Torção gástrica
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário