segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Welsh Corgi

                     HISTORIA

O Welsh Corgi é mundialmente conhecido por ser o cão da rainha da Inglaterra,mas suas origens se perdem num passado longinquo.
O Welsh Corgi existe em duas variedades - Welsh Corgi Pembroke e o Welsh Corgi Cardigan. Segundo historiadores, o Cardigan é o mais antigo dos dois e teria acompanhado os povos celtas ao longo de sua imigração pelas montanhas do Pais de Gales 1200 anos antes de Cristo.
A função deste pequeno pastor era guardar os acampamentos e vigiar os rebanhos que acompanhavam os celtas em sua migração. Apesar do seu tamanho diminuto, que impedia que fosse um cão de ´combate´ tinha como função primordial dar o alarme a qualquer sinal estranho que percebesse.
Já o desenvolvimento do Welsh Corgi Pembroke é bem mais precisa e detalhada. Segundo historiadores, o desenvolvimento dos Pembrokes se dá na época em que o país de Gales esteve ocupado pelos anglo-normandos. Naquele momento, o Henrique I teria chamado os tecelões flamengos para o país a fim de desenvolver a indústria têxtil na região e os tecelões levaram consigo seus cães, de ascendência nórdica.


A popularidade e a importância do trabalho desenvolvido pelos pequenos pastores era tão grande que, no século X, o Rei Hywel Dda, instituiu uma multa pesada para quem matasse um cão pastor. Entre os séculos XVI e XIX, a função dos Welshies era conduzir os rebanhos até os mercados. Com a chegada das estradas de ferro e o desenvolvimento dos transportes, os Welsh Corgi voltaram a participar apenas da vida das fazendas.
O primeiro clube da raça foi fundado em 1925 em Haverfordwest, reunindo os admiradores do tipo Pembroke e, em 1926, os admiradores do Cardigan criaram a Cardigan Welsh Corgi Association. O The Kennel Club inglês reconheceu as raças apenas em 1934.


                                                        PERSONALIDADE

Muito inteligente, costuma sair-se muito bem em provas de obediência. O Welsh Corgi é um cão acima de tudo rústico, mas que soube se adaptar às mudanças dos tempos e à vida urbana, o que não significa que possa viver em apartamento!



Como bom cão pastor, é um excelente companheiro, muito leal a seus donos e equilibrado em suas relações. É um companheiro perfeito para pessoas sociáveis e é bastante tranquilo com relação às suas necessidades. Não costuma estranhar a visita de pessoas de fora de seu cotidiano.
Em seu livro "A Inteligência dos Cães" o psicólogo Stanley Coren classificou o Welsh Corgi Cardigan em 26º lugar e o Pembroke na 11ª entre as raças mais inteligentes.


                                                     O FILHOTE





Foto de José RobertoJustamente por ser um cão muito inteligente e determinado, é bastante recomendável que recebam aulas de obediência básica, a fim de fazer com que a convivência seja proveitosa.
O Welsh Corgi Pembroke é aceito em cores uniformes (vermelho, baio, dourado, black & tan) com ou sem manchas brancas nos membros, peito e pescoço. Possui um subpelo espesso. A cauda deve ser, de preferência, naturalmente curta.
Já o Cardigan, deve ter uma cauda parecida com a cauda da raposa e é aceito em qualquer cor, com ou sem a presença de branco. O branco jamais deve ser a cor predominante.
Este cão é saudável, rústico e procria facilmente. Por ser um cão ativo e muito ágil, pode facilmente participar de competições como o agility.

                          PROBLEMAS COMUNS A RAÇA

De maneira geral os Corgis são cães resistentes e que apresentam poucos problemas de saúde. Os problemas mais comuns são:
  • Glaucoma
  • Obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário