sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Whippet

                        HISTORIA

O Whippet é uma raça relativamente recente, mas sua origem é bastante controversa. Muitas teorias sustentam que a raça teve sua origem bem antes, baseando-se em pinturas e artefatos que trazem como decoração a figura de cães muito semelhantes ao Whippet. No entanto, a teoria mais aceita atualmente é de que o Whippet tenha surgido mesmo no século XIX, a partir do acasalamento de Greyhounds com cães Terriers com o objetivo de produzir um cão especialista na caça à lebres e coelhos e que ao mesmo tempo fosse rápido o bastante na caça dos ratos.



A raça ganhou mais espaço entre os ingleses com a evolução das corridas. Como os Greyhounds eram praticamente exclusivos dos nobres, os whippets foram adotados pelos trabalhadores e camadas mais baixas da sociedade inglesa, chegando mesmo a ser tornar conhecidos como "o Greyhound dos pobres".
O Whippet faz parte de uma grande família canina, os Galgos. Essa família é formada pelo Afghan HoundBorzoi,Greyhound, Galgos espanhol e italiano,Saluki, entre outros.

A forma aerodinâmica de seu corpo - com linha superior arqueada, pernas longas e muito bem anguladas e a praticamente inexistência de gordura - faz com que alcancem grandes velocidades num espaço muito reduzido de tempo. Segundo os estudos, os Whippets – e os galgos em geral – são cães de ‘tiro’. Isso quer dizer que eles têm atividade muscular do tipo explosiva; como o felino Chita, que corre muito rápido mas tem de pegar a sua presa em pouco tempo porque ele não tem resistência, só potência, podendo atingir até 60 kilômetros por hora.


                                               PERSONALIDADE 



Além de serem exímios corredores e garantirem diversão aos seus proprietários, os Whippets conquistaram seu lugar de destaque na cinofilia por sua personalidade característica. São cães que da mesma maneira que fazem bonito nas pistas de corrida, batendo recordes de velocidade, podem passar horas deitados ao lado dos donos sem se fazer ‘perceber’ por quem quer que seja.
Segundo alguns criadores, um Whippet bem alimentado e educado passa desapercebido por anos, estando sempre à disposição para um carinho. No inverno eles podem se esconder entre as almofadas e você só vai vê-los na hora da comida.

Latem pouquíssimo e que apesar de terem sido desenvolvidos para as corridas, se adaptam à vida em pequenos espaços. São suas características de excelentes companheiros, brincalhões, extremamente fiéis, afetuosos e independentes, que fizeram do Whippet uma excelente opção como cão de companhia.



Na escala de inteligência elaborada pelo pesquisador Stanley Coren em seu livro   ‘A Inteligência dos Cães’, o Whippet aparece em 51ª posição entre as raças pesquisadas.
É um cão muito afável mesmo com estranhos e pode se dar muito bem com outros cães.


                           O FILHOTE


Os filhotes de whippet são muito ágeis e brincalhões, donos de uma energia inesgotável. Por isso é bem importante estabelecer logo de cara limites bem claros entre o que pode e o que não pode.


Na fase de crescimento é muito importante que o filhote seja supervisionado quanto à alimentação, porque, segundo a maioria dos criadores, os filhotes ‘esquecem’ facilmente de que precisam se alimentar ao invés de brincar.


Exercícios são fundamentais para o bom desenvolvimento físico e mental dos filhotes. É importante Ter em mente que os Whippets apreciam muito as corridas ‘livres’, mas por serem cães de caça, é arriscado deixá-los andando soltos – sem guia – em espaços não cercados e seguros, uma vez que, certamente, perseguirão qualquer coisa que chame sua atenção, especialmente outros cães, gatos, ou até mesmo uma folha de papel que esteja em movimento.


                                                            CORES



O Whippet possui uma pelagem bem curta e de fácil manutenção. Por essa razão é um cão que dificilmente apresenta cheiro forte, a não ser, claro, que esteja realmente imundo.
Todas as cores e marcações são aceitas de acordo com o padrão da raça, o que torna o Whippet uma raça com uma enorme variedade física. Além Outro disso, outra característica importante é que a cor dos filhotes ainda pode mudar de acordo com a idade. Não são raras as vezes em que um filhote chega aos 8/9 meses com uma pelagem de cor diferente daquela que tinha aos 50 dias.


PROBLEMAS COMUNS A RAÇA


Apesar de sua aparência ‘frágil’, é um cão muito forte e resistente e, uma vez que receba alimentação adequada e exercícios freqüentes, dificilmente terá problemas graves de saúde.Devido à baixa taxa de gordura no corpo, deve-se ter cuidado redobrado com eles no inverno, evitando que durmam expostos ao frio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário