sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fox Terrier

Fox Terrier talvez seja o mais famoso dos representantes do grande grupo dos Terriers. A história do Fox Terrier é bastante antiga e segundo alguns historiadores, a raça já estava solidamente constituída nas Ilhas Britânicas ainda no século XV.
O Fox terrier foi desenvolvido pelos ingleses para participar como coadjuvante na caça à raposa. Inicialmente eram utilizados em conjunto com o Fox Hound, que encontrava e cercava a presa mas tinha dificuldades de ‘desentocá-la’ devido ao seu tamanho. Era nesse ponto que entravam em cena os valentes Terriers que tinham a função de entrar na toca e afugentar a caça ou alertar o caçador de sua exata localização. Essa atividade requeria um cão muito destemido, ágil, forte e compacto, enfim, era preciso que fosse um Fox Terrier.


                                                   PERSONALIDADE


O Fox Terrier é um cão especial e requer um dono idem. Tem uma personalidade bastante forte e precisa de um dono com experiência e autoridade.
É uma raça que está sempre alerta. São cães que topam qualquer atividade que seja proposta. Adoram correr, caçar e brincar. Podem obter excelentes resultados em provas de agility, esporte no qual podem aproveitar completamente a sua agilidade e rapidez.
Por sua história e utilização inicial, desenvolveram um enorme senso de independência, uma vez que, na prática da caça em tocas, era necessário que fossem autoconfiantes e determinados para cumprirem sua meta. E essa característica eles absolutamente não perderam. Os países europeus mantém provas de caça para a raça até hoje. As provas são simulações da caça tradicional, utilizando-se tocas artificiais com comprimentos de até 15 metros. Nestas provas há a presença real das raposas no final, mas tanto cão quanto a raposa são protegidos pela colocação de uma rede que impede o contato físico entre os dois


É uma excelente companhia para crianças, agüentando firme o nível de atividade delas, e dificilmente se cansará antes. Já seu convívio com outros cães é bastante complicado e difícil. Normalmente o máximo que esses cães suportam é a presença de cães do sexo oposto.


                                                              PELAGEM



As duas variedade do Fox terrier podem ser bi-colores ou tricolores, mas a cor predominante deve ser o branco. Nos bicolores aceitam-se manchas pretas ou castanhas e nos tricolores as manchas podem ser combinadas de preto e castanho, mas cada uma das cores bem definida.
Manchas tigradas, vermelha ou fígado (castanho muito escuro ou chocolate) não são admitidas no padrão da raça.

Já os de pelo duro precisam de cortes periódicos em sua pelagem. Os cães de exposição nunca podem ser cortados com tesoura uma vez que essa prática muda a consistência da pelagem e pode até mesmo a tonalidade original dos marcas.
As tosas de exemplares de pista devem ser feitas à base do stripping, que consiste na retirada manual dos pelos com a ajuda de uma faquinha apropriada. Esse procedimento só deve ser realizado por profissionais competentes.

                                                      O FILHOTE

Assim como o cão adulto, o filhote tem uma energia impressionante que pode, e deve, ser canalizada pelo proprietário especialmente com jogos que incentivem a obediência do filhote.Não é recomendado que ele seja deixado muito tempo sozinho em casa, sem a supervisão dos donos, porque caso ele se sinta entediado, certamente vai procurar diversão por conta própria e nem sempre o dono vai concordar com os brinquedos que ele encontrou.Na classificação do pesquisador Stanley Coren, em seu livro ‘A Inteligência dos Cães’, Fox Terrier pêlo liso ocupa a 40ª e o Fox Terrier pêlo de arame ocupa a 51ª posição entre as 133 raças pesquisadas, o que apenas comprova a tese de que é um cão que precisa realmente ser estimulado a obedecer seu dono. Por isso mesmo, é altamente recomendável que desde cedo o proprietário inicie um programa de adestramento de obediência com seu Fox, com o objetivo de tornar a convivência mais fácil para ambas as partes.
       
                                                         PROBLEMAS COMUNS A RAÇA

O Fox Terrier é uma raça extremamente rústica em termos de saúde e uma vez que estejam vacinados, vermifugados e sendo alimentados adequadamente dificilmente apresentam problemas.Também não são propensos a nenhuma doença genética particular como outras raças.






Nenhum comentário:

Postar um comentário