domingo, 25 de novembro de 2012

Basset Alpino

             







                       HISTORIA                    
O Dachsbraco Alpino ou Basset Alpino é uma raça originária da farejadora originária da Alemanha, que se apresenta em duas variedades: o Basset da Westfália e o Montanhês dos Alpes, ambos utilizados para a caça de lebre em montanhas e, às vezes, também de raposa.

Conhecidas desde o século XVIII, estas duas variedades são fruto de cruzamentos com outras raças alemãs farejadoras de rastro de sangue (entre as quais parece encontrar-se também o Basset), realizados por caçadores que queriam um cão farejador que se adaptasse perfeita-mente aos terrenos mais difíceis e acidentados.


O reconhecimento oficial por parte da Federação Cinológica Internacional se produziu em uma época mais recente e hoje em dia esta raça, utilizada na Alemanha somente por uns poucos apaixonados, é praticamente desconhecida fora de seu país de origem. 

Tão similares são suas características, que as duas variedades estão descritas em um mesmo standard, diferenciando-se quase exclusivamente pelo seu tamanho e pela cor de sua pelagem.


                                                      PERSONALIDADE


Dotado de boa resistência tanto com relação à fadiga como às inclemências do tempo, de excelente olfato, se mostra calmo e tenaz em seu trabalho, obtendo inclusive bons resultados como cão farejador e apanhador de presa abatida, particularmente adequado para descobrir a presa ferida, seguindo suas pegadas de sangue. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário