domingo, 25 de novembro de 2012

Retriever Da Nova Escócia

                                      HISTORIA


O Nova Scotia duck tolling retriever, ou simplesmente retriever da Nova Escócia, é o menor representante entre os cães recolhedores de caça (grupo ao qual também pertencem as raças labrador retriever,golden retriever, flat coated retriever, curly coated retriever e Chesapeake Bay retriever), seus adimiradores o apelidaram de “Toller”. Originário do Canadá, mais precisamente da província de Nova Escócia, já foi chamado de “little river duck dog” que em inglês significa literalmente “pequeno cão de pato do rio”. É provável que o Nova Scotia tenha se originado a partir de cruzamentos realizados entre golden retrievers e Chesapeake Bay retrievers, mas diversos outros cães de caça também podem provavelmente ter feito parte da formação da raça, entre eles o labrador, o flat coated retriever, o setter irlandês e o cocker spaniel inglês. Embora já existissem registros do Nova Scotia duck tolling retriever desde o século XIX, este pequeno retriever só obteve seu reconhecimento oficial como raça em 1982.


                                                                PERSONALIDADE


Um ótimo caçador, especialista na caça aos patos, o retriever da Nova Escócia reúne as qualidades de um grande caçador de aves aquáticas, é paciente, dinâmico, ativo, atento e um ótimo nadador. Ele também possui um característica firme e determinado, o que o torna um pouco teimoso, especialmente se comparado a retrievers consideradas mais obedientes como o golden retriever e o labrador, mas ainda assim é bastante inteligente, capaz de aprender rapidamente e de resolver problemas por conta própria. Este cão é um bom companheiro para as pessoas certas, não deve ser deixado na inatividade. O retriever da nova escócia é um bom cachorro para casa com crianças pois é brincalhão e paciente, além disso é cheio de energia e está sempre disposto a acompanhar as brincadeiras infantis. Atualmente cães desta raça tem participado com sucesso também de provas de agility.


O Nova Scotia duck tolling retriever precisa de espaço e exercício para viver bem e saudável, suas origens como caçador o fazem mais adaptado aos grandes espaços do que a locais pequenos. Este não é um cachorro que viveria bem em um apartamento. Seu pelo, apesar de abundante, não requer cuidados especiais, mas mesmo assim deve ser escovado regularmente, pelo menos uma vez por semana para se manter desembaraçado, aumentando a frequência das escovações durante o período de muda. Cães desta raça podem estar sujeitos a alguns males de origem hereditária, tais como displasia coxo femural e atrofia progressiva da retina , problemas de saúde que podem ser evitados com uma boa escolha do filhote e dos pais da ninhada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário