segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Chow Chow

                          HISTORIA

O Chow Chow é uma raça bastante antiga, cuja imagem já teria sido usada para decorar vasos e objetos decorativos desde da dinastia chinesa de Han (206 AC a 22 DC). Outros historiadores afirmam que na dinastia de T’ang (século 7 DC), um imperador tinha 2.500 destes cães em seu canil particular.


A origem precisa de uma raça tão antiga é ainda desconhecida. Alguns historiadores acreditam que sejam descendentes de acasalamentos entre um cão do ártico e um pastor alemã. Outros afirmam que foi o resultado do acasalamento de cães Mastins (populares no Tibet) e cães do tipo Spitz, o que explicaria em parte as características de ‘molosso’ do Chow.


Além de sua aparência exuberante e peculiar, uma das principais marcas do Chow Chow é a sua língua azul. Esta característica é ‘explicada’ por uma lenda segundo a qual, quando Deus ainda estava fazendo o universo e resolveu pintar o céu de azul. Enquanto pintava o céu, algumas gotinhas da tinta caiu no chão e um Chow, que observava tranqüilamente o seu Mestre, foi lá e lambeu estas gotas, ficando desde então com a língua azul.


Da China para a Inglaterra, para onde foram levados por oficiais do exército em 1820 e expostos como cães exóticos no zoológico, os Chows tiveram sua aparência bastante alterada, mas os traços de comportamento e seu temperamento foram mantidos, o que lhes renderam fãs famosos, como Sigmund Freud e Konrad Lorenz.


A primeira aparição oficial dos Chows foi na Inglaterra, em 1880 mas os primeiros cães da raça só foram reconhecidos em 1894, após a criação do clube da raça que redigiu um padrão oficial para a raça que foi mais tarde corrigido e republicado pela FCI.


        PERSONALIDADES


A personalidade do Chow Chow é definida por muitos como um ‘cão com alma de gato’, o que explicaria a sua forma independente de se relacionar com as pessoas, sem ser extremamente efusivo em suas demonstrações de afeto e não Ter como hábito solicitar a presença do dono constantemente.


Segundo a escala desenvolvida pelo pesquisado Stanley Coren, em seu livro "A Inteligência dos Cães", o Chow ficou em 76o lugar entre 79 colocações possíveis, o que não quer dizer que eles não aprendam o que lhes é ensinado, mas sim que executam as ordens ‘quando querem’. Por isso, um bom dono para um Chow deve Ter, além de muita paciência, uma grande liderança sobre o cão para que a convivência seja agradável.


Normalmente os Chows são cães de ‘um-dono-só’ e deixam bem claro o escolhido. Com pessoas desconhecidas, agem de forma ainda mais reticente.


Sua constituição física e a pelagem abundante não recomenda exercícios em excesso especialmente durante os períodos mais quentes do dia. Se forem muito exigidos, a coloração da língua vai atenuando-se, o que é um sinal claro de que devem descansar.




Imagem do site do Canil Ayran Chow Chow                                O FILHOTE

Na escolha dos filhotes, é importante lembrar que, quando os filhotes de Chow Chow nascem, possuem a língua apenas rosada, que vai escurecendo gradualmente até que se tornam totalmente "preto-azulada" quando eles têm 8 semanas de vida.

Alguns cachorrinhos não têm a língua totalmente azul e embora eles possam ser excelentes cães de companhia, não poderão ser expostos e nem deveriam ser usados para criação, uma vez que esta é uma falta desqualificatória.
Por suas características de temperamento, os filhotes devem ter aulas de obediência desde bem cedo. Os filhotes não são exatamente destrutivos ou arteiros, o que pode iludir os donos quanto à necessidade do adestramento para obediência.

Os Chows devem ter pelagem sólida nas cores preta, vermelha, azul, amarela, creme ou branco. Pode-se encontrar com freqüência com matizes, mas não devem haver sem manchas (a parte inferior da cauda e a região posterior das coxas são geralmente de cor mais claras).


                            OS PROBLEMAS COMUM Á RAÇA



Além dos cuidados naturais com a exposição dos cães ao calor, os Chows são especialmente sensíveis a alguns problemas como:
  • Displasia coxo-femural - calcula-se que cerca de 50% dos Chow Chows norte americanos possuem displasia coxo-femural
  • Entrópio – afeta especialmente os exemplares que possuem pálpebras caídas, podendo desenvolver inflamações e até úlceras locais.

Um comentário:

  1. Adorei o site, muita boa informação, bem completo!
    Parabéns, vou compratilhar com um monte de amigos.
    Também tenho minha pagina com algumas informações de várias raças.

    ResponderExcluir