segunda-feira, 12 de março de 2012

Cão Lobo Checoslovaco

                              HISTORIA

Apesar do aspecto primitivo, o Cão Lobo Checoslovaco é uma raça relativamente recente. Tudo começou em 1955, na Checoslováquia, com uma experiência que pretendia apurar qual o resultado de uma cruza entre cães e lobos. O primeiro cruzamento bem sucedido foi realizado três anos mais tarde entre uma fêmea lobo-europeu e um macho Pastor Alemão. As experiências terão durado uma década, terminando em 1965. Ao todo, teriam sido feitos vários cruzamentos, pensa-se que cinco, sendo o último registo posterior a data de término da experiência, 1983. O resultado da experiência foi a prova de que lobos e cães podem ser cruzados (lobo-cadela; loba-cão) de forma a obter descendentes férteis e foi ainda um punhado de cães de uma nova raça, a que se deu o nome de Ceskoslovenský Vlcak, Cão Lobo Checolovaco. Com o fim das experiências iniciou-se um programa de criação para se aperfeiçoar a raça, mantendo as qualidades do lobo, mas realçando a docilidade do cão.

Em 1982, a raça foi reconhecida no país de origem e 7 anos mais tarde  foi aprovada pelo FCI e, consequentemente, reconhecida em Portugal.

                                                                   TEMPERAMENTO

O Cão Lobo Checoslovaco tem um lado cão e um lado lobo. Isto torna-o não só perspicaz e enérgico, mas também apegado ao dono.

Esta raça é inteligente e a maior dificuldade em treiná-los é tentar não os aborrecer com repetições. Exigem do dono imaginação e diversificação no treino. Não são por isso, cães adequados para os donos inexperientes, uma vez que necessitam de um treino firme e positivo.

Comunicam de forma diferente dos outros cães, usando outros sinais corporais em detrimento do latido. É necessário que o dono esteja atento e informado para reconhecê-los.

São bastante leais e apegados ao dono e à família, dando-se bem com crianças, mas não com outros animais ou estranhos. Precisam por isso, de uma boa socialização. 

O Cão Lobo Checoslovaco é um animal que necessita de bastante exercício, tendo uma resistência formidável. Gostam particularmente de seguir rastos e correr. Pode viver num apartamento, mas deve fazer passeios diários longos. Na cidade, é preferível mantê-lo durante o dia num terreno de tamanho médio para que possa explorar. São corajosos, protectores e resistentes, podendo viver tanto no exterior como no interior.


Um comentário:

  1. Bom dia tenho interesse em comprar caes da Raça Lobo Checoslovaco para enviar para o Brasil. Poderiam me dar informações de criadores para que eu possa fazer uma visita? Obrigado
    Se puderem também podem me informar valores, tanto macho, quanto fêmea e os contactos.

    Jandilson Machado
    934892611

    ResponderExcluir