domingo, 18 de março de 2012

Spitz Da Lapônia

                                   HISTORIA

O Spitz da Lapônia ou Lapphund é uma das raças mais antigas do mundo, acredita-se que tenha mais de 7000 anos de existência. É o provável ancestral de todos os cães tipo spitz. Seu ancestral mais provável seria o cão de Varanger, antiga raça que habitava a região da Lapônia. A Lapônia é uma região selvagem, próxima ao Ártico habitat das renas e dos lemingues e que engloba regiões da Finlândia,SuéciaNoruega e Rússia. Apesar de ser uma raça muito antiga, que já atuava na tração de trenós e no pastoreio e na guarda de rebanhos de renas e de gado para o povo Lapão já a séculos, este cão só foi reconhecido oficialmente em 1944. Esta raça é muito aparentada com o Spitz finlandês, mas de tamanho menor e pelagem mais abundante do que este.

lapphund 2                                                PERSONALIDADE

É uma raça muito resistente ao clima, é alerta e corajoso. É desconfiado com estranhos e um bom cão de guarda de alarme, além disto seu temperamento afetuoso, paciente e ativo fizeram dele um excelente cão de companhia. Esta raça é boa com crianças e muito fiel à família. O seu dono dever ser paciente e firme se quiser educá-lo, mas é inteligente e muito capaz de aprender, chegando a ser treinado como cão militar em alguns países, cães desta raça também se destacam em esportes caninos como o agility.

Não é um cão para espaços pequenos, precisa de exercício frequente e espaço para se movimentar. Além disso o dono deve escovar o pêlo com frequência para mantê-lo desembaraçado e livre de pêlos mortos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário