domingo, 11 de março de 2012

Boerboel

                              HISTORIA

O Boerboel é um molosso poderoso, originário da África do Sul, onde começou por desempenhar o papel de guardião de propriedades. Boerboel deriva da palavra “boer” que significa em Afrikaans proprietário de uma herdade. A palavra Boerboel pode assim ser traduzida para “cão do agricultor” ou “cão de quinta”.

Pensa-se que o Boerboel se tenha desenvolvido a partir do cruzamento entre os cães locais e os cães dos colonos europeus, sobretudo Dinamarqueses, que foram levados para a África do Sul no século XVII. Estes cães eram molossos, cuja força e tenacidade era vital para combater as tribos nativas hostis e os animais selvagens de grande porte, tais como leopardos, hienas, etc.

Com a chegada dos colonos britânicos e franceses no início século XIX, foram introduzidos os bulldogs e outros tipos de cães molossos. Acredita-se que o Dogue Alemão tenha tido um papel importante no desenvolvimento da raça. No século XX, o Bullmastiff foi importado para o país como guardião das minas de exploração de diamante. Acredita-se que estes cães tenham sido cruzados com o Boerboel.

A história do Boerboel está intimamente ligada á história dos Boers. Foi ao seu lado que muitos Boerboels pereceram na guerra anglo-boer na defesa dos seus donos, fazendas ou famílias.

A Grande Migração (Great Trek) dos Boers para as províncias livres do Transval e Orange - motivada por questões políticas, os Boers não aceitavam as leis impostas pelos britânicos na província do Cabo -  elevou o papel fundamental que os cães desempenhavam na vida destes colonos. Era comum os Boers fazerem-se acompanhar de dois tipos de cães, ambos fruto de uma linha comum, mas com características diferentes: 
  • O chamado Boerhound, cão mais esguio, mais alto e com um elevado nível de energia. Tinha uma grande capacidade de percorrer longas distâncias e um apurado instinto de presa. Era utilizado pelos colonos na caça grossa;
  • O Boel, cão tipicamente Molossóide, ou Mastiff, com um fraco sentido de presa, mas de apurado sentido de guarda, robusto, com uma grande cabeça e mandíbulas potentes. Era utilizado na defesa das fazendas do gado e das famílias.

É possível que o Boerhound esteja, de alguma forma, nas origens do Rhodesian Ridgeback enquanto que o Boel viria a estar na origem do Boerboel. 

A eficiência do Boerboel tornou-o num cão popular, sendo o único cão especificamente criado como guarda na África do Sul. Ao longo dos séculos, a selecção natural encarregou-se de apurar a raça, visto que apenas os mais fortes e ágeis conseguiam sobreviver a leões, babuínos e mesmo cobras. O Boerboel era um cão criado naturalmente nas fazendas algumas das quais distavam vários dias de caminho entre si. Dessa forma, o stock de criação era bastante limitado, existindo uma vasta política de criação chamada inbreeding, cruzamento de cães com relação de parentesco directo, mãe-filho, etc. Esta forma de criação ditou diferenças regionais que ainda hoje se observam. 

Em 1993 foi criada a SABBA (South African Boerboel Breeders Association), que se encarregou de definir um estalão para o Boerboel de forma a que os seus criadores pudessem ter um quadro de características que deveriam aperfeiçoar nos cães para poderem vir a ser definidos como Boerboels. 

Apesar de a raça ter vindo a padronizar-se, devido aos desacertos ainda existentes, o Boerboel ainda não é reconhecido como raça pelos principais clubes de canicultura internacionais. Mesmo assim, permanece um cão popular no seu país de origem e além fronteiras.

                                                            TEMPERAMENTO

O Boerboel é um cão de guarda: protector da família e da propriedade, encara os estranhos com desconfiança e pode tornar-se agressivo caso sinta que a sua família esteja sob ameaça. Necessita por isso de uma boa socialização e educação. Sendo um cão dominante, não é um animal para donos inexperientes. É importante que as visitas sejam devidamente apresentadas para evitar agressões, e em algum momento, o cão deve ser deixado sozinho com elas, sem o dono. 

É um cão destemido e confiante que também desempenha um bom trabalho de alerta, ladrando em aviso.

O Boerboel é bastante dependente dos donos, gosta da atenção e companhia da família. Não tolera a solidão e se deixado sozinho em casa durante longas horas, pode-se tornar destrutivo. É bastante brincalhão e dá-se bem com crianças, mas tal como qualquer outro cão, nunca deve ser deixado sozinho com estas.

Pode dar-se bem com outros cães, desde que habituado a eles desde pequeno. 

O Boerboel é um cão bastante activo e pode não se dar bem num apartamento. O ideal seria ter um jardim de tamanho médio/grande para poder correr livremente. Nestes casos torna-se particularmente importante a instalação de vedação alta para impedir o contacto do cão com os estranhos que passam junto à propriedade. Um longo passeio diário é indispensável, mesmo para quem possui um jardim.

O Boerboel pode viver no exterior, mas prefere dormir dentro de casa, juntamente com o resto da “matilha”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário