terça-feira, 13 de março de 2012

Cão Pelado Peruano

                                 HISTORIA

Sobre a sua origem, existem registros arqueológicos do período Pré-Inca, que mostram cães semelhantes em peças de cerâmicas e vasos de terracota das culturas de Mochicha, Vicus, Chancay, com influência Tiahuanacoide, Chimú. Alguns especialistas afirmam que é produto do Continente Africano, levados por nômades, mas outros acreditam que ela tenha surgido através da imigração chinesa, no século XIX. Uma terceira linha sustenta que a raça seja resultado de cães vindos da Ásia pelo estreito de Behring e levados ao Peru por imigrantes. O que se sabe, porém, é que a raça é bastante antiga, e que o povo Inca tinha os exemplares como companheiros inseparáveis. 

                                                                 TEMPERAMENTO


  • O Pelado Peruano é esbelto e elegante, cujo aspecto, expressa velocidade, força e harmonia.Tem como característica fundamental a  ausência de pelos no corpo e como particularidade sua dentadura, quase sempre incompleta.As orelhas são eretas quando atentas e voltadas para trás quando em repouso. A cauda tem inserção baixa e é portada caída quando em repouso, fazendo uma ligeira curva em sau parte final.Em movimento, é carregada mais ou menos na altura do dorso
  • Pelagem: Não ostenta uma pelagem, mas se admitem vestígios de pelos sobre a cabeça, nas extremidades, na ponta da cauda e, ás vezes, alguns pelos muitos ralos sobre o dorso.Sua cor poderá variar desde negra nos exemplares negros, negros-lousa, negro-elefante, negro-azulado, toda a gama de cinza, marrom-escuro em gradiente até o vermelho claro. Todas essas cores podem ser uniforme ou com manchas rosadas em qualquer parte do corpo. A pele é lisa e elástica em toda sua superfície corporal, podendo formar certas linhas arredondadas e quase concêntricas sobre a cabeça, ao redor dos olhos e das faces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário