quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Schnauzer Standard

                                                                                                    HISTORIA



Originário da Alemanha, o Schnauzer Standard foi a matriz para as duas outras variedades da raça (Miniatura e Gigante). De acordo com uma teoria exposta no The Complete Dog Book, a raça, na verdade, teria como origem os Pinschers e seriam inicialmente conhecidos como Pinchers de Pelo Duro. Há também uma grande polêmica envolvendo o próprio termo Schnauzer, que, algumas correntes defendem que seja uma palavra inglesa e não germânica. De qualquer forma, o termo foi reconhecido oficialmente em 1907, com a criação do Bavarian Schnauzer-Klub, em Munique. O primeiro padrão da raça desenvolvido pelos alemães, levava em consideração a influência dos chamados ´pinschers´, que eram encontrados em toda a Alemanha e exercendo uma grande variedade de funções.
Apesar de ser a ´matriz´ das demais variedades, o Schnauzer Standard perdeu terreno para os miniaturas após a Segunda Guerra Mundial, quando estes passaram a superar seus ancestrais em número de registros.


                                                       
                                                            PERSONALIDADE



Os três Schnauzers pertencem ao grupo de cães de Guarda no sistema da FCI e primam pela versatilidade de funções e pelo temperamento alerta e pela fidelidade ao seu dono. Enquanto o Miniatura é muito apreciado como cão de companhia, o Stantard - devido ao seu porte - pode exercer, realmente, as funções de cão de guarda.
Extremamente dedicado aos donos, o Schnauzer é um cão de personalidade forte e muita energia, que precisa de um dono experiente. Apesar de não solicitar tanto a presença física de seu dono, pode-se dizer que é um cão que estará sempre por perto.
Vivaz, resistente e muito corajoso, o Schnauzer não deve ser um cão que late em excesso. No livro ‘A Inteligência dos Cães’ de Stanley Coren, o Schnauzer Standard está na 18a posição no ranking geral de inteligência para o trabalho, e é capaz de exercer uma grande variedade de funções, como cães farejadores, pastores e até exercer a atividade de busca e salvamento de vítimas.
Menos ativo e latidor do que a versão Miniatura, o Schnauzer Standard é também um cão atlético e muito resistente, podendo acompanhar seu dono em praticamente qualquer atividade. Devido ao seu forte instinto de guarda, deve ser socializado desde bem cedo para que não se torne um cão briguento.
Com crianças, até por seu porte maior, deverá ser mais tolerante, mas é sempre importante lembrar que qualquer cão deve ser acostumado com crianças desde cedo e que deve-se evitar que crianças muito pequenas brinquem sem supervisão de adultos.
Por sua resistência, agilidade e capacidade de aprendizagem, muitos Schnauzer destacam-se na prática do agility, esporte que pode contribuir para estabelecer um melhor controle pelo dono.
Os Schnauzer Standard só apresentam duas variedades de cores: o tradicional sal e pimenta, a cor mais comum e o preto, sendo este mais raro.


                                                       
                                                           O FILHOTE



O filhote nasce com a pelagem escura, mas pode-se verificar a ‘futura’ cor a partir do exame do subpêlo for: 1) claro - é um sal e pimenta e clareará até atingir a cor definitiva por volta dos 8 meses; 2) preto - um preto e prata se tiver as marcações características. O filhote deve ter o corpo quadrado, os olhos escuros e o nariz deve ser preto. O corte do rabo deve ser feito na primeira semana de vida. O novo padrão definido pelo Clube Alemão da raça, proíbe o corte de rabos e orelhas mas admite que seja feito em países em que não haja uma proibição, caso do Brasil.
Por serem cães bastante ativos e inteligentes, é muito importante que o dono imponha-se desde cedo e corrija imediatamente os comportamentos inadequados, como latir em excesso e morder.
Aulas de obediência também podem ser bastante proveitosas especialmente considerando sua capacidade de aprender rapidamente.
Em termos de manutenção, os Schnauzer Standards necessitam, como o Gigante e o Miniatura - de tosas regulares para que mantenham limpa e saudável a sua pelagem e escovação semanal. Não costuma perder pelo e nem tem cheiro forte.
O Stripping - que consiste na retirada dos pelos com o auxílio de faquinhas especiais - só é necessário para cães de exposição e só deve ser realizado por profissionais experientes, evitando assim que o cão seja machucado.



                                                     PROBLEMAS A RAÇA


Os problemas mais comuns ao Schnauzer são:
  • Atrofia Progressiva da Retina - que pode causar cegueira.
  • Infecções urinárias e renais – os sinais mais comuns são uma alta freqüência de urina e o aparecimento de sangue na urina. Há muitos casos de cães que desenvolvem pedras nos rins.
  • Pancreatite – aparentemente associado ao fato de os Schnauzer Miniatura apresentarem alto teor de gordura no sangue. Os sintomas mais comuns são o vômito e a diarréia. Alguns apresentam ainda fortes dores abdominais, causando letargia e depressão.
  • Síndrome de Cushing – as fêmeas são mais suscetíveis do que os machos e os sintomas são aumento da ingestão de água e urina e ganho de peso.
  • Hipotiroidismo – geneticamente herdada, afeta o metabolismo causando depressão, aumento de peso e perda de pelo.
O Schnauzer podem apresentar ainda alguns problemas de pele que podem estar relacionados à alergia ou à falta de nutrientes da ração.




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário